Gestor de TI

4 sinais de que você está fracassando na gestão de TI da sua empresa

Saber fazer a gestão do TI da sua empresa pode te levar longe na carreira.

Um profissional de TI pode ter uma carreira sólida e de sucesso, porém no caminho ele encontrará muitos desafios. Se você acha que algo está errado na sua gestão, preste atenção neste post, pois iremos falar sobre 4 sinais de fracasso na gestão de tecnologia de informação de uma empresa.

1 – Seu trabalho como gestor de TI é coordenar técnicos de informática?

Se sim, então você precisa rever seus conceitos.

O setor de tecnologia necessita ser uma “empresa” dentro da empresa. Ele está tomando o papel principal e transformando o gestor de TI em um herói. É através deste setor que a empresa se torna mais eficiente, lucrativa e mais produtiva.

gestor_ti

Com toda esta transformação digital que está acontecendo, o papel do profissional de TI vem se tornando cada vez mais importante e essencial. Hoje, além de coordenar técnicos de informática, você precisa buscar e tomar decisões frente à diretoria, apresentando sempre soluções inteligentes e com custo adequado, sem perder a performance.
Transformação de infraestrutura, proteção de empresa digital, mobilidade, entre outras, são facilidades que transformaram o mundo do gestor de TI. Agora você precisa manter relacionamentos com fornecedores, com sua equipe de trabalho, sem falar nos usuários que estão cada vez mais exigentes. Você precisa ter responsabilidade para decidir orçamentos, mensurar resultados e entregar soluções rápidas e inteligentes que beneficie sua empresa.

2 – Sua infraestrutura de TI está tendo interrupções ou interferências externas?

Segurança da Informação

A segurança da informação nunca foi tão importante. Falamos acima sobre as facilidades que o gestor possui atualmente, em contrapartida temos visto um grande desafio: o aumento das ameaças de segurança.
Recentemente o site da Computerworld anunciou que o custo médio das violações de dados ultrapassam R$4 milhões no Brasil. Uma pesquisa da Trend Micro, divulgada em janeiro deste ano, mostra que o Brasil é o 5º do mundo em fraudes digitais.
Ataques cibernéticos voltados às empresas estão mais sofisticados, segundo relatório anual de segurança da HP Enterprise, publicado no site IT Forum em fevereiro deste ano.
Portanto, você como gestor de TI, tem a responsabilidade de assegurar os dados de sua empresa e deixar a infraestrutura totalmente protegida.
Levando em consideração estas informações, o profissional de TI tem um grande desafio de proteger seus dados e usuários sem deixar de inovar ou prejudicar planos e processos da empresa.

3 – Não prioriza a mobilidade na empresa?

Mobilidade

Então comece já!

Segundo Relatório da BT CIO 2016, que entrevistou mais de 1000 CIOs em 11 países ao redor do mundo, a principal constatação é a importância dos CIO junto à diretoria e como a mobilidade vem definindo seu trabalho.
Hoje os usuários não precisam necessariamente estar presentes no escritório para trabalhar. Eles podem (e querem) fazer suas funções à distância, seja por notebook ou até mesmo pelos tablets e smartphones.

4 – Você, como gestor de TI, procura atualizar-se? Não?

Treinamento

Algo básico quando falamos de tecnologia da informação, é manter-se atualizado dos processos tecnológicos. Pois eles crescem numa velocidade assustadora.
Atualizar-se com cursos, palestras, webinars ou até mesmo buscando informações em e-books é essencial.
Só assim o gestor de TI conseguirá lidar com os desafios do dia a dia de sua empresa, terá competência para lidar com suas diversas funções e ganhará credibilidade no mercado de trabalho.

São muitos os desafios do gestor de TI, não é mesmo? Conte-nos seus desafios.

Posted in Gestão de TI and tagged , , , , .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *