Batavo

case Batavo

Solução Guaíba

Para manter e dar suporte aos planos de expansão, a Batavo Cooperativa Agroindustrial conta com as soluções HP para seu ambiente tecnológico. Recentemente estavam com ambiente necessitando um incremento em performance e espaço de armazenamento. O ambiente legado era composto de enclosure C7000 com servidores blades x86 BL460c e servidores integrity HP BL860c para um cluster de Oracle RAC. Os interconnects LAN ainda eram padrão gigabit, e a rede SAN composta de switches FC Brocade no qual o Storage modelo EVA 4400, principal armazenamento da empresa era conectado.

Para backup & Recover o software usado era o HP Data Protector com library HP MSL2024.

O desafio principal consistia em atender a nova demanda decorrente do processo de industrialização e diversificação que a Cooperativa Agroindustrial Batavo vem conduzindo nos últimos anos, cite-se a Indústria de Leite, Fábrica de Ração, Frigorífico, Moinho de Trigo, dentro outros.

Com a entrada em novos mercados consumidores dobrava a necessidade do ambiente ficar 100% disponível. Portanto, o projeto de upgrade obrigatoriamente consistia no atendimento de requisitos básicos como:

  • Ambiente seguro;

  • Garantia de continuidade do negocio;

  • Simplificação de gerenciamento de sistemas

  • Escalabilidade de acordo com o crescimento do negocio;

  • Proteção do investimento;

  • Atendimento das necessidades de flexibilidade de carga de trabalho
    com tempo de resposta instantâneo ao usuário;

Performance e capacidade!

Partindo destas premissas, a solução foi desenhada aproveitando-se ao máximo o ambiente legado, com adição de produtos que permitissem aumento significativo de performance e capacidade de armazenamento.
Desta forma, no enclosure substituímos os interconnects LAN gigabit por módulos virtual connects 10GB, permitindo flexibilidade no endereçamento e aumento de I/O. Adicionamos 03 switches core de rede 10GB modelo HP 5800 interligados através do protocolo IRF, resultando em uma identidade lógica única. Assim o throughput de rede entre todos os servidores garantia o tempo de resposta às aplicações que os usuários exigiam e o crescimento a logo prazo.

No armazenamento, a Cooperativa adquiriu um Storage HP linha 3PAR, líder de mercado no segmento de Storage corporativos agregando tecnologias flash, de virtualização e dados de missão critica.

Para o ambiente de servidores, uma vez que já possuía um ambiente blade, ampliou os servidores dentro da ultima geração disponível.

No backup foi adicionado uma nova library para garantir a janela de backup, bem como, integrado a virtualização e ao Oracle módulo do data protector para backup & recover on line.

Implantação

A implantação desta solução exigiu um planejamento e um trabalho em conjunto das equipes de TI da Cooperativa Batavo, Guaiba Computadores e HP Brasil, de forma a não causar impacto no ambiente de produção. Dividimos o processo em três fases de implantação, sendo que em todas obtivemos sucesso e cumprimos o cronograma.

“A Batavo Cooperativa Agroindustrial, desde a época da Edisa e até hoje, utiliza predominantemente soluções de missão crítica da HP. Os projetos da HP tem demonstrado uma aderência tecnológica e orçamentária maior do que os seus concorrentes. A Guaiba Soluções Corporativas foi um canal eleito pelo fabricante para nos atender, isso já há um bom tempo e desde então, não há nada que os desabone e os descredencie de nossa confiança. A expectativa deste projeto era que pudéssemos atualizar o nosso parque tecnológico, buscando, sobretudo o aumento da disponibilidade e de desempenho. Percebemos que os objetivos foram atingidos e de que há satisfação por parte de nossos usuários em função dos serviços prestados pela TI, por intermédio das aquisições feitas.” – Confirma o CIO Sidnei Rachel.