MANUAL ANTICORRUPÇÃO

PROTOCOLO PARA AVALIAÇÃO E COMUNICAÇÃO DE POSSÍVEIS RISCOS DE CORRUPÇÃO E FALTAS ÉTICAS

 

FINALIDADE: Descrever os passos a serem seguidos quando for identificado um possível risco de corrupção em transações de venda tanto para Governo quanto para instituições privadas

 

ALCANCE: gestores, colaboradores, parceiros e clientes

 

CANAL: www.guaibasolucoes.com.br/codigodeetica

 

A POSTURA DA EMPRESA NO COMBATE A CORRUPÇÃO

A Guaíba Soluções valoriza a transparência, a honestidade e o respeito nas relações comerciais, razão pela qual tem o compromisso com o combate à corrupção, não tolerando tal prática dentro de sua estrutura.

A Empresa segue diretrizes de importantes órgãos internacionais, como a Organização das Nações Unidas (ONU), a Organização dos Estados Europeus (OEA), a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), entre outras, as quais são unânimes em condenar a obtenção de vantagens por meios ilegais ou ilícitos, combatendo inclusive o uso indevido de atribuições públicas para obter benefícios privados.

A Guaíba Soluções Corporativas acredita que a corrupção é a falta mais grave que pode vir a ser cometida dentro de uma organização. Assim, o agente ao efetuar essa prática assume, além das consequências morais, todas as demais sanções advindas das esferas administrativas, penal e cível, respondendo conforme a potencialidade lesiva do ato.

 ATUAÇÃO DOS GESTORES, COLABORADORES, PARCEIROS E CLIENTES NO COMBATE A CORRUPÇÃO

Desta forma, na condução de negócios para Governo, qualquer indício que possa caracterizar atos de corrupção deve ser reportado imediatamente ao Comitê Ético da Empresa. É importante ressaltar que é previsto o sigilo e a confidencialidade aos denunciantes que se identificarem, mas não queiram ser expostos. Ainda dentro desse cenário, é vedado qualquer forma de retaliação, constrangimento ou exposição do denunciante. Tais medidas buscam a efetividade do programa de denúncias e a proteção ao denunciante de boa-fé.

Ressalta-se que a Empresa possui um programa de denúncia estruturado, sendo sua principal ferramenta o canal junto ao site, conforme endereço eletrônico: www.guaibasolucoes.com.br/codigodeetica, local em que é possível realizar também denúncias anônimas.

Ainda, buscando a transparência, credibilidade e a lisura do processo, é dado ao denunciante o direito ao acompanhamento do andamento da denúncia por ele realizada, a qual será reportada as autoridades competentes para investigação, com preservação ao direito de sigilo.

ATOS A SEREM REPORTADOS AO COMITÊ ÉTICO

– Comentários ou insinuações de agente público sobre ter capacidade ou autoridade para dar alguma vantagem na negociação em troca de algum benefício para si, ou para terceiro;

– Comentários ou insinuações de um colaborador ou parceiro sobre ter influência sobre agente público para dar alguma vantagem na negociação em troca de algum benefício para si, ou para terceiro;

– Solicitações de pagamentos de despesas ou reembolso de valores desproporcionais para colaboradores ou parceiros na gestão de negócios com governo;

– Comentários, insinuações ou solicitações de qualquer vantagem para influenciar ou obter vantagem em negociações com empresas privadas.

MENSAGEM DA DIRETORIA DA EMPRESA

A Guaíba Soluções Corporativas possui 30 anos de história e se orgulha da caminhada honesta e sólida que construiu. A postura da Empresa é, e sempre foi, de total intolerância a qualquer ato que vá de encontro aos valores éticos que alicerçam sua trajetória.

Contamos com a colaboração e parceria de todos os envolvidos nos processos de vendas, para que juntos consigamos manter nossa postura combativa as práticas corruptivas.