Porque você deve segmentar a rede da sua empresa

O que um CIO se pergunta sobre a segmentação da rede de sua empresa:

  • Broadcast não representa um grande problema em redes giga;
  • Tenho poucos usuários e não tenho problemas de performance, temos um bom firewall e antivírus e contratos para garantir segurança interna da rede, então por que segmentar?

Enfim, por que devo segmentar minha rede?

Mobilidade na infraestrutura

A infraestrutura atual não é mais somente usuário, cliente e servidor nas empresas. Existe uma necessidade de prover novas “features” a seus clientes e colaboradores, tais como a mobilidade e liberdade de acesso com seguranca. Essas mudanças exigem abordagens para garantir a integridade do ambiente, que independem de firewalls e antivirus.

Hoje, os grandes centros como Sao Paulo já adotam um padrão Home office para evitar os problemas do trânsito, afim de melhorar a qualidade de vida dos funcionários e reduzir os custos. E com isso é preciso garantir uma conexão segura ao serviços internos usando uma VPN, e o isolamento dessa área acessada é importante.

Novas tecnologias

A adoção do BYOD (Bring Your Own Device) também trás consigo muitas novas tecnologias que exigem atenção, o uso de celulares particulares no ambiente corporativo pode representar uma perigosa brecha de segurança. Já existem grandes ameaças dentro dos ambientes Android que podem ser exploradas. E com ele surge a necessidade de uma rede Wi-Fi ampla e robusta e com isso segura, já que não temos como impedir o sinal de extrapolar os limites da empresa e fornecer o sinal estranhos que passam nas proximidades, sujeito a algum tipo de “aircracking“.

E agora fala-se muito em IoT (internet of things) que quer se tornar parte das nossas vidas, oferecendo uma grande gama de produtos com vários softwares embarcados e possíveis brechas de segurança desconhecidas ou ignoradas pelos fabricantes.

Portanto, o grande motivo para a segmentação no passado (separação de domínios de broadcast) ainda existe, mas ficou relegado a segundo plano com a evolução das tecnologias de rede. O grande ponto hoje fica a cargo de separar o ‘core bussiness‘ da empresa, das novas tecnologias que estão se tornando nosso dia a dia. O isolamento dessas áreas é importante para impedir que alguém ou algo mau intencionado consiga mapear toda a rede e outros dispositivos, assim minimizando o impacto de possíveis brechas. As novas modalidades de negócios e formas de trabalho exigem que a infraestrutura de rede cresça corretamente, já se adequando a essas tendências exigidas pelo mercado e pelos seus colaboradores.

Julio Cesar Ribeiro – Especialista sênior em redes da Guaíba Soluções.

Se você tem interesse em saber mais sobre as soluções de TI para o seu negócio, entre em contato com nosso especialista: contato@guaibasolucoes.com.br ou ligue: (41) 3072-3888.

Posted in Rede and tagged .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *