PROTOCOLO DE RESPONSABILIDADES POR SETOR PARA CONTROLE DE MITIGAÇÃO DE RISCO DE CORRUPÇÃO

Justificativa: mapeamento de riscos ou esquemas de corrupção, avaliação de desvios éticos e má conduta

 

Com a finalidade de honrar um compromisso assumido pela empresa no combate a corrupção e as práticas de suborno, segue para conhecimento de todos os colaboradores e demais interessados a estruturação e a função de cada setor na avaliação e identificação de atividades e situações de risco:

 

Setor Financeiro: Verificar com atenção relatórios de viagens, autorizações de pagamentos, confirmar dados e identificação de faturas ou boletos antes de efetivar a quitação.

 

Setor Jurídico / Compliance: Analisar o conteúdo e a linguagem documental e contratual, verificar procedimentos e processos, garantir a estruturação e o funcionamento das formas de denúncia e delação, gerenciar e mitigar riscos decorrentes de atividades empresariais.

 

Setor de Recursos Humanos: Verificar e atualizar de histórico de funcionários e prestadores de serviços. Proceder entrevista de desligamento.

 

Setor Comercial: Formalizar procedimentos e seguir os protocolos de atendimento e contato com os clientes públicos e privados. Não realizar visitação sem acompanhantes a gestores de governo. Formalizar em ata todas as conversas e orientações prestadas em reuniões, a fim de dar transparência e publicidade ao ato.

 

Setor Marketing: Trabalhar a identidade da empresa com campanhas que reforcem sua cultura ética. Divulgar as diretrizes traçadas pela empresa no combate a corrupção. Coletar e gerir informações de forma responsável, em observância da legislação vigente.

 

Gerência: Delegar funções e autoridades, avaliar a funcionalidade dos controles e programas de mitigação esquematizados. Atualizar as políticas e diretrizes da empresa, norteando assim os trabalhos de cada setor. Disponibilização de recursos e meios apropriados para operação eficaz da política antissuborno.