A computação em nuvem na indústria

Se a transformação digital tem nos dados a base para a sua atuação, é na computação em nuvem que eles encontrarão o ambiente ideal para otimizar seu uso e os recursos necessários para uma produção altamente eficiente.

A nuvem na indústria é uma realidade e um pilar da transformação digital no setor. À medida que avançam, os serviços de nuvem mostram como são requeridos tanto pelo que oferecem tecnicamente quanto pela forma diferenciada de contratação.

Sem dúvida, nuvem e indústria 4.0 andarão cada vez mais juntas em um futuro próximo e você precisa saber os motivos e por que adquirir essa tecnologia. Leia este nosso artigo e entenda melhor.

Dados e mais dados na indústria

Não é novidade para ninguém que a indústria 4.0 precede de uma capacidade crescente de produzir, armazenar e processar dados. A atividade industrial necessita da correlação máxima entre eles para produzir informações precisas que alimentem os sistemas de automação do maquinário produtivo. Logo, é também crescente a necessidade de armazenamento dos dados da indústria.

A nuvem na indústria surge como uma solução quase que natural. Pois sua flexibilidade e descentralização permitem que esse crescimento seja suportado sem o aumento da infraestrutura local. A migração dos dados para a nuvem resolve uma série de problemas que a expansão dos dados trouxe para o modelo on-premise. Vamos ver alguns deles.

  • Níveis de investimento – infraestruturas de TI são caras e necessitam tempo e planejamento para a expansão. Os recursos da indústria ficam provisionados em data centers que usam sua capacidade gradativamente.

 

  • Gerenciamento – boa parte dos recursos de TI da indústria acabam sendo direcionados para o gerenciamento da própria infraestrutura, afastando-os da atividade fim. Principalmente a mão de obra de técnicos especializados.

 

  • Custos – data centers, além do investimento em tecnologia, têm um custo alto com energia e manutenção. É uma conta agregada ao uso da tecnologia na indústria.

Esses são desafios básicos da gestão de um data center. Neste cenário, a transformação digital na indústria parece caminhar em passos lentos e com bastante dor de cabeça para resolver. A nuvem na indústria torna tudo mais simples e viável. É o modelo ideal para uso na indústria 4.0.

O uso da nuvem na indústria 4.0

Mesmo com todas as dificuldades, não é o fim dos data centers na indústria. A nuvem sem dúvida terá protagonismo, mas a governança corporativa e a segurança digital apontam para o modelo  híbrido como uma boa solução.

Isso porque as indústrias precisam manter um nível adequado de segurança, segundo a legislação e suas próprias regras, para proteger dados sensíveis. São informações relacionadas à propriedade industrial que não podem ficar protegidas apenas pela segurança digital da nuvem. Esses dados tendem a ficar armazenados na própria indústria.

Já outros, igualmente estratégicos, são armazenados e processados na nuvem. Isso dá muita flexibilidade à indústria e permite expandir sua produção sempre que necessário, apenas contratando serviços de nuvem e os recursos associados a ela.

Por exemplo, o GreenLake da HPE permite um grande controle e a otimização da nuvem híbrida na indústria. É flexível o bastante para suportar cargas de trabalho de vários tipos e consegue centralizar o gerenciamento de nuvens públicas e privadas. Além disso, a indústria só paga pelo que usar, otimizando os investimentos no uso de dados.

Sem dúvida, a nuvem está no presente e no futuro da indústria. O processo de digitalização avançada de parques industriais leva em conta a possibilidade de usar a nuvem híbrida para lidar com a realidade de dados e otimizar seu uso continuamente.

A Guaíba Soluções trabalha para apoiar a indústria em todos os seus desafios de transformação digital. Levamos a tecnologia da nuvem híbrida e as soluções e recursos da HPE para todos os projetos de digitalização de parques industriais. Converse com os nossos especialistas, se essa é a sua demanda.