A tecnologia da informação no agronegócio

O uso de inteligência artificial (IA) já é uma realidade consolidada em setores como saúde, educação, financeiro e indústria. Outro segmento em que ela começa a virar tendência são nos negócios do campo. Com o avanço da tecnologia no campo, a IA no agronegócio se torna uma ferramenta de alto valor para as atividades agrícolas.

Mas onde ela pode ser usada e quais são os ganhos dos produtores rurais com o uso da inteligência artificial? A resposta está na automatização das atividades do campo e no uso de dados em toda a cadeia produtiva do agronegócio.

Este é um tema contemporâneo que merece atenção. A inteligência artificial tem causado uma verdadeira revolução em muitos segmentos. Chegou a hora de o agronegócio aproveitar os benefícios da IA também.

Sistemas cognitivos no agronegócio

O avanço da IA no agronegócio tem como objetivo: aumentar a produtividade e diminuir os desperdícios. São objetivos associados que podem melhorar o resultado da produção de fazendas de todos os portes e especializadas em qualquer produto.

Isso acontece porque a tecnologia da informação avançou no campo, gerando um número de dados sobre todos os aspectos do negócio. Esses dados, armazenados em modernas infraestruturas de TI, servem como base para que as IAs tomem decisões assertivas e otimizem muitos processos, desde a produção até a comercialização dos bens.

É, portanto, uma grande ferramenta a ser explorada no campo. Ela consegue a partir de análises em tempo real criar diagnósticos precisos sobre diversas situações e dar mais previsibilidade às atividades. Assim, consegue prever problemas e já dar encaminhamento para evitá-los (o que no campo pode ser algo crítico) e dar boas recomendações aos produtores a partir da realidades dos dados.

Dados estes que são coletados por sistemas ciberfísicos, com uma infinidade de sensores espalhados pelos campos, como também advindo de outras bases, como o mercado de compra e venda de commodities ou mesmo bancos de dados sobre meteorologia. Tudo pode e deve ser armazenado em nuvem para dar mais flexibilidade e segurança no uso de IA no agronegócio.

Aplicações da IA no agronegócio

A inovação no campo não para. Não há limites para a utilização da inteligência artificial no agronegócio. São muitas as soluções criadas para dar impulso à produção agrícola no Brasil. Com o avanço da conectividade no campo, ela tem se popularizado e aberto um leque de opções para os produtores rurais, como:

  • Monitoramento das lavouras – com a IA, é possível usar dados de satélite para monitorar em tempo real as lavouras, com a varredura de grandes áreas, e a coleta de dados que pode mostrar ameaças à produção.

 

  • Pulverização por drones – usar drones para simplificar a pulverização pode ser um desafio, visto a distância que essas máquinas podem percorrer. Com a IA, os sensores dão ao drone os dados do ambiente para a pulverização, e a IA pode controlar toda a operação com o máximo de eficiência.

 

  • Automatização de máquinas – um maquinário inteligente pode aumentar exponencialmente a produtividade da lavoura. Com a IA aplicada a operações de máquinas, estas trabalham em nível ótimo e, em alguns casos, até 24h, já que têm autonomia suficiente para operar. É uma excelente solução em momentos de pico de trabalho.

 

  • Previsão do tempo – a previsão do tempo, por si só, já é um processo que depende da análise de uma infinidade de dados meteorológicos. Essa base pode ser usada pela IA, juntamente com outros dados, para tomar decisões a respeito do melhor momento para o plantio, proteção da lavoura e otimização de uso de insumos de acordo com o tempo.

 

  • Compras on-line – inteligências artificiais podem apoiar o produtor nas suas compras on-line, identificando flutuações de preços, equipamentos e insumos e alertando para os melhores momentos para a compra.

Para isso tudo, claro, são necessários investimentos em infraestrutura de TI. Soluções que deem grande eficiência à gestão dos dados, como o GreenLake da HPE, para liberar todo o seu poder para o agronegócio. O uso da InfoSight, a IA da HPE é uma das mais eficientes do mercado e pode fazer a diferença para conectar os sistemas cognitivos a todas as soluções da produção agrícola.

É fundamental colocar os dados no fluxo da produção e, para isso, a tecnologia da informação é cada vez mais requisitada. A Guaíba Soluções está apta a levar toda a infraestrutura para o uso da IA no agronegócio. Aguardamos o seu contato para dar a melhor solução para o seu projeto.