A Transformação Digital na educação

Não é de hoje que se discute como a tecnologia tem transformado a experiência de aprender. Desde crianças em formação até jovens e adultos nos seus programas de educação continuada. Usar dispositivos tecnológicos para isso deixou de ser tendência e tem virado necessidade.

A ampliação do número de ferramentas para o aprendizado teve um impacto também na própria educação. Uma nova pedagogia tem se formado, que depende da estrutura tecnológica para o funcionamento. Tanto para suportar um grande número de conteúdo, de forma estável, quanto para dar acesso a partir de dispositivos remotos.

É a transformação digital da educação em curso, que precisa ser compreendida em todos os níveis. O da infraestrutura de TI é um deles, uma vez que a essa nova educação é lastreada em uma crescente quantidade de dados que tem múltiplas aplicações.

Vamos entender melhor este cenário nos próximos tópicos.

Educação e Transformação Digital

Em 1994, o então presidente americano Bill Clinton festejava o lançamento da world wide web e determinava que toda escola do país tivesse computadores ligados à internet. Era uma revolução que se iniciava, inserindo as pessoas desde a infância no universo digital. Claro que desde então muita coisa aconteceu, e a tecnologia não parou de se desenvolver.

Mas a relação da educação com a tecnologia, de forma global, não é uma novidade. Universidades, além de desenvolver, foram as primeiras beneficiadas com o uso da informática no dia a dia. Foi um prelúdio para o cenário atual, em que a demanda crescente por tecnologia na sala de aula — e fora dela — aponta para uma modelo educacional altamente conectado.

Isso é o que pressiona a transformação digital das instituições de ensino. Este é o primeiro desafio de toda essa mudança em curso. Criar uma infraestrutura que dê suporte à educação digital com um alto nível de performance. Ou seja, para transformar a educação, é necessário inserir tecnologia de ponta nos bastidores do ensino, para que na sua superfície o processo de aprendizado seja fluente e eficiente.

Tecnologias para a educação

Podemos pensar no uso de gadgets quando nos referimos à tecnologia na educação. Tablets, notebooks, smartwatches, lousa digital, aplicativos e tudo mais que pode facilitar o acesso à educação e a produção de conhecimento. Contudo, esses dispositivos são apenas meios de acesso, que trazem à tona todo o conteúdo que foi desenvolvido para o aprendizado. 

Por trás dele, há uma infraestrutura arquitetada para dar vazão à movimentação de dados e permitir o acesso remoto com segurança, confiabilidade e desempenho. As soluções são muito diversas e trazem algumas possibilidades para as instituições de ensino.

Indústrias como a HPE, por exemplo, têm investido no portfólio de produtos para dar apoio à transformação digital. Instituições de Ensino, públicas e privadas, precisam cada vez mais ter uma gestão eficiente da sua infraestrutura de TI, e isso inclui contar com hardwares e softwares que possibilitem:

  • Uso da hiperconvergência;
  • Aplicação de computação na nuvem;
  • Utilização de nuvem híbrida;
  • Alta capacidade de armazenamento;
  • Disponibilidade total de dados.

A integração dessas tecnologias, trabalho que a Guaíba planeja e executa, faz parte dos estágios de transformação digital das instituições de ensino. Cada uma com sua demanda específica pode se beneficiar da tecnologia da informação para avançar no seu próprio processo.

Não há dúvidas de que, com a pandemia da Covid-19, aumentou a consciência e o uso da tecnologia da informação no setor de educação. A corrida de escolas, faculdades e universidades pela sua estrutura de data center e nuvem, além de serviços gerenciados, é a prova de que a transformação digital é uma necessidade do setor de educação.

Mas não se resume ao aprendizado. A gestão educacional tem muito a ganhar. Cada vez mais os processos têm ficado on-line, como matrículas, vínculos, bibliotecas, grupos de pesquisas e tudo mais decorrente das atividades acadêmicas. É um sem-número de dados criados diariamente que alimenta uma máquina composta por milhares de pessoas. Tecnologia da informação é certamente o caminho para gerir tudo isso com precisão.

São muitas as tendências digitais na educação e estamos no curso dessa revolução. Acercar-se da tecnologia mais apropriada para fazer o processo de aprendizado ser completo e com a melhor experiência é fundamental para as instituições de ensino. Pois sem infraestrutura de TI não há transformação digital nas escolas, faculdades e universidades. 

A Guaíba Soluções apoia a transformação digital de empresas de todos os segmentos. Produzimos resultados concretos no setor de educação, que podem ser conferidos nos nossos cases. Acesse e veja como uma instituição de ensino só tem a ganhar modernizando sua infraestrutura de TI.