Big Data e novas oportunidades para a sua empresa

A transformação digital das corporações tem aumentado a visibilidade de um dos maiores ativos da nova economia: os dados. Trata-se, resumidamente, de informações estruturadas e disponíveis de forma rápida e organizada para o uso nas rotinas de trabalho.

As aplicações dos dados são infindáveis. Mas tanto protagonismo merece também uma análise mais aprofundada de como armazená-los e manter sua alta disponibilidade. Claro, estamos falando de infraestrutura de TI e de um suporte inteligente a ela associado.

Se você tem dúvidas sobre a nova realidade das empresas em relação a dados, este artigo vai trazer esclarecimentos e, quem sabe, até soluções para o seu negócio.

O mundo é Big Data

A complexidade da tecnologia atual permite uma empresa coletar um grande volume de dados em pouco tempo. Esses processos automatizados buscam estruturar essas informações para identificar padrões e usá-los inteligentemente nos negócios, de uma forma que o cérebro humano não consegue competir. Este é basicamente o cenário do Big Data.

É esta tecnologia que está por trás dos algoritmos das mídias sociais, que direcionam publicidade de alto interesse para os usuários da plataforma; dos aplicativos de trânsito e sua capacidade de organizar as melhores rotas em tempo real; das empresas de logística que cobrem boa parte do planeta e mais uma infinidade de aplicações.

São três variáveis que caracterizam o Big Data, também conhecidas como 3 Vs:

  • Volume – coleta de grande quantidade de dados. São terabytes ou mesmo petabytes que possibilitam encontrar informações de muito valor.
  • Velocidade – afluxo contínuo de dados, com velocidade de recebimento e administração.
  • Variedade – múltiplas fontes de abastecimento trazendo dados de diversos tipos.

A esses três ainda se juntam a Veracidade, que busca entender se os dados são de fato confiáveis, e o Valor, que precisa ser identificado para que tudo tenha sentido.

Instituições como o Banco Mundial têm incentivado, inclusive, que esse tipo de inovação seja cada vez mais comum, com o lançamento de iniciativas para o surgimento de soluções usando o Big Data. Ao que parece, o futuro das corporações aponta para os dados e a tecnologia que os permitem serem usados estrategicamente.

Negócios data driven

Sua empresa não precisa estar em estágio avançado da transformação digital para ter uma atenção especial com os dados. Afinal, minimamente ela já tem um estoque de arquivos e informações e uma estrutura de servidores para o armazenamento. Isso por si só já é um desafio, mas que pode e até deve ser estendido para outro patamar de uso.

Estamos falando de uma mudança nos modelos de negócios que tem colocado os dados como elemento central no direcionamento da atividade fim e na tomada de decisão. É o que chamamos de Data Driven ou orientação para os dados.

É um processo gradativo de amadurecimento e transformação digital que tem duas repercussões imediatas:

1. Aumenta o nível de automação das empresas, uma vez que usa Inteligência Artificial e Machine Learning para execução de tarefas rotineiras, com alto grau de precisão e velocidade.

2. Rompe com a intuição para a tomada de decisões, pois os dados revelam panoramas completos e precisos de situações de mercado, orientando executivos para fazer as melhores escolhas para suas empresas.

Não é à toa que cresce o desejo pelo Data Driven nos planejamentos estratégicos. Na economia moderna, esta já é uma preocupação do mundo corporativo em diversas instâncias. Portanto, qualquer que seja o negócio, deve haver um futuro em que os dados estejam alimentando todo o ecossistema corporativo.

Como os dados podem beneficiar a sua empresa?

Se os dados são uma realidade que batem à porta da sua empresa, aqui está uma pequena lista de benefícios que eles podem trazer.

  • Geração de Insights – Como trabalham com informações consolidadas, podem servir para gerar ideias a partir de cenários realistas. São insights produzidos a partir da realidade, não da intuição.
  • Otimização dos negócios – Dados ajudam a mostrar fragilidades e potencialidades ocultas, que podem ser atacadas para otimizar muitos aspectos dos negócios.
  • Ampla aplicação – Os dados não são restritos a empresas de tecnologia. Eles são tecnologia aplicada a empresas, contribuindo para empreendimentos de qualquer natureza.
  • Melhoria na governança – Com informações reais e consolidadas, os dados podem dar confiabilidade à gestão, melhorando os níveis de governança da corporação.
  • Expansão dos negócios – Mirando no futuro, é possível construir cenários e pavimentar ações que contribuam, através dos dados, para a expansão empresarial.

Estes são apenas benefícios gerais da aplicação de dados em uma empresa. Cada uma deve avaliar sua situação, até com a ajuda de um consultor cientista de dados, e encontrar as melhores aplicabilidades para o seu negócio.

Mas é só isso?

Claro que não! Este é só o começo de uma jornada longa e profícua. Para se buscar a excelência nesse setor, é necessário contar com tecnologia e um suporte inteligente capazes de produzir resultados em diversas esferas.

Na mesma proporção do interesse por dados, tem crescido a demanda por soluções em armazenamento e gestão de ativos tecnológicos. Um mundo que vê a tecnologia como um serviço essencial a esta nova realidade das corporações.

Assim, soluções de armazenamento de dados on-premise, na nuvem ou mesmo híbridas, com tecnologia de ponta desenvolvida pelos líderes do mercado global, são requisitadas para dar suporte a projetos e iniciativas empresariais. É um trabalho de bastidores que catapulta companhias de vários setores para a diversificação e ampliação de seus negócios.

O que se busca, no final das contas, é a alta performance em áreas críticas para o crescimento empresarial.  

A Guaíba é uma empresa atenta a todas as transformações do mercado e trabalha para trazer a melhor tecnologia para seus clientes. Fique atento ao nosso conteúdo para estar sempre atualizado.

Leave A Reply