O impacto do 5G no mercado de saúde

Quando mencionamos o 5G, precisamos pensar imediatamente em dados. Embora essa tecnologia prometa uma revolução em equipamentos e seus usos, tudo isso só será possível pela incrível velocidade em que os dados circularão pelos dispositivos. Na saúde, o 5G é uma das bases da transformação digital.

A medicina do futuro é totalmente dependente da produção e da troca de dados entre dispositivos, criando uma alta demanda por armazenamento e processamento. Isso vale para hospitais e clínicas, mas também para a indústria farmacêutica e para dispositivos wearables, como smartwatches.

Para possibilitar que todo esse cenário se torne realidade, são cada vez mais necessárias soluções inteligentes em infraestrutura de TI. Elas precisam se adaptar às demandas e criar um ambiente altamente favorável para que o impacto do 5G na saúde seja, de fato, positivo.

Tecnologia que leva a dados

A tecnologia 5G, mais que uma atualização das redes móveis, será responsável pelo ecossistema que permitirá os novos capítulos da revolução digital. Com uma rede muito mais propícia à transmissão de dados, trabalhando praticamente em tempo real, os negócios datificados terão muito mais facilidades para se desenvolver.

Entre as características dessa tecnologia, destacamos:

  • Baixa latência – é o que permite a comunicação entre máquinas quase que instantânea, entre 1 e 2 milissegundos.

 

  • Alta conectividade – milhares de dispositivos conectados simultaneamente na mesma rede, sem problemas de congestionamento ou performance.

 

  • Velocidade ultrarrápida – transmissão de dados que podem chegar até 10 gigabytes por segundo.

Em uma área repleta de aplicações críticas, como a de saúde, esse nível de performance é altamente requerido. A integração entre bases de dados de diferentes fontes permite que inteligências artificiais tomem decisões acertadas ou identifiquem padrões ocultos que levem a resoluções de problemas de saúde complexos. Esse é apenas um excerto dentre tantas possibilidades.

A conclusão básica é que, se os dados têm um protagonismo tão grande no desenvolvimento do setor de saúde, é necessário contar com uma infraestrutura de TI compatível com os desafios dessa transformação digital.

O 5g e a experiência de dados na saúde

Se haverá essa grande quantidade de dados circulando no mercado de saúde, é dever das empresas identificar o seu valor e explorar da melhor forma possível. É preciso pensar o 5G como uma tecnologia de acesso àquilo que tem mais valor para os negócios hoje em dia: a informação. 

As empresas ligadas ao setor devem, portanto, buscar formas de otimizar sua experiência de dados. Encontrar tecnologias que permitam o uso racional desse bem, dentro de suas capacidades técnicas de uso como também de investimentos. Estamos falando, claro, da modernização da infraestrutura de TI.

Seja no modelo on-premise, na nuvem ou híbrido, o importante é contar com uma tecnologia propícia para o uso dos dados. Uma experiência que leve à alta performance, com escalabilidade e custos controlados, e destrave todo o valor contido nos dados.

Tecnologias como a da HPE, em produtos como o GreenLake, Nimble Storage e SimpliVity, já caminham nessa direção. Não apenas por sua alta capacidade técnica, reinventando a forma como as empresas lidam com dados. Mas também por propor novos modelos de contratação, mais compatíveis com a realidade das empresas.

A gestão simplificada da infraestrutura de TI será certamente um requisito para a saúde digital. Liberar equipes de trabalho para atuar na atividade fim, enquanto a tecnologia trabalha para dar estabilidade às aplicações. Soma-se a isso a alta disponibilidade, para atividades de múltiplos sistemas críticos.

Outro ponto que merece análise são os custos. Os atuais modelos de aquisição de equipamentos para data centers parecem não servir com o 5G. O aumento significativo da produção de dados levará à contratação de mais infraestrutura, prevalecendo o modelo como um serviço. Assim, a previsibilidade de custos será uma aliada na expansão do uso de dados para a inovação na saúde.

O impacto do 5G no mercado de saúde é amplo e estrutural. Estamos diante de uma revolução que impacta toda a cadeia produtiva dos cuidados médicos e demanda cada vez mais inteligência e estratégia na aquisição de infraestrutura de TI.

A Guaíba Soluções trabalha para integrar tecnologias de ponta em projetos de empresas de todos os segmentos. Empresas de saúde têm muito a ganhar ao se anteciparem às mudanças tecnológicas. Converse com nossos consultores para construirmos a melhor solução para o seu negócio.