Os verdadeiros desafios da transformação digital

Que a transformação digital já estava em curso no meio corporativo, não era nenhuma novidade. Mas a pandemia trouxe um novo cenário para as empresas, que dependem cada vez mais de soluções tecnológicas de ponta para dar conta dos seus desafios.

Mas qual é a abrangência desse cenário? É certamente algo que toca em diferentes áreas da corporação e traz profundas mudanças na forma de encarar os negócios.

É isto que queremos discutir neste artigo, para que você entenda como a tecnologia entrou de vez no mundo corporativo e tem demandado profundas transformações. Siga com a leitura.

Uma transformação acelerada

A sobrevivência foi o grande motivo para a aceleração digital das empresas a partir do início de 2020. A Pandemia do coronavírus forçou a migrarem suas operações para o ambiente digital a fim de permanecerem na ativa. A impossibilidade de prestar serviços presencialmente ou de manter profissionais em trânsito foi a causa para direcionar os negócios para o ambiente digital.

Para companhias que não tinham a tecnologia em seu DNA, esse desafio foi ainda maior. Pois, além de adotar tecnologias, tiveram que criar outras abordagens de trabalho e uma cultura corporativa que passou a incorporar valores antes muito distantes do cotidiano dos seus funcionários.

De acordo com pesquisa conduzida pela Samba Digital, realizada com CEOs, 45,7% das empresas nacionais já estão com sua transformação digital em curso. Embora o Brasil fosse já um celeiro da inserção da tecnologia nos negócios, a pandemia só tornou esse estágio mais profundo e rápido.

Mas o que está em jogo é algo maior. As crises trazem problemas, mas também oportunidades. E o que se avizinha é uma nova cultura do uso de recursos técnicos que envolve empresas de todos os segmentos e portes. 

As que souberem aproveitar terão mais condições de sobreviver e até mesmo promover disrupções no mercado. No entanto, para isso, precisarão de recursos e competências que não serão mais acessórios, mas atuarão no core do negócio.

Os verdadeiros desafios da transformação digital

No universo da tecnologia, é difícil isolar fatores para entender o seu impacto no corporativo. Soluções de servidores, cloud computing, backups e recuperação de dados fazem parte de todo um pacote técnico e de ações que envolvem todos os departamentos de uma companhia.

Dessa forma, podemos dizer que toda a infraestrutura de TI está a serviço do desenvolvimento empresarial, tendo um papel central na condução das estratégias e no cotidiano do trabalho. Aderir a esse cenário é possibilitar que empreendimentos se conectem às práticas mais modernas do mercado, mas também ao que consumidores e parceiros esperam deles.

Assim, elencamos alguns desafios, em decorrência da transformação digital, que qualquer empresa precisa se atentar hoje em dia para se manter competitiva no mercado e garantir a continuidade dos negócios.

1. Trabalho

Este tema abrange desde o treinamento da força de trabalho para lidar com novas tecnologias quanto a contratação de gestores e profissionais de TI. São cada vez mais requisitados dos funcionários conhecimentos específicos em ferramentas tecnológicas e boas práticas no seu uso, seguindo protocolos para prestar um bom serviço com garantias de segurança.

Siglas como CIO, CTO e CISO serão cada vez mais comuns nos universos corporativos. A Tecnologia da Informação rompe com a ideia de estrutura do negócio para a de core business, com os gestores de TI assumindo posições de liderança e de estrategistas nos mais diversos projetos.

2. Novas tecnologias

Se os profissionais de TI disseminam uma nova cultura corporativa, as tecnologias serão um elemento central para o crescimento empresarial. Na mesma proporção do trabalho, cresce a demanda por hardwares e softwares específicos, flexíveis e customizáveis, adaptados às demandas corporativas.

Como já foi dito, os dados são o novo petróleo. Devem, portanto, ser tratados como ativos, com uma infraestrutura que possibilite sua disponibilidade total e níveis de proteção compatíveis com ameaças. A transformação digital dá aos dados o protagonismo que eles de fato vêm desempenhando nos últimos tempos.

3. Segurança digital

Sem dúvida, este é um dos assuntos do momento. A segurança digital é uma preocupação legítima dos empresários e um mercado em ascensão. O Brasil é um dos países com mais atividades de hackers, que produzem ataques de ransomware, invasões e vazamentos de dados que ameaçam corporações em todos os níveis.

Não existe transformação digital sem ferramentas tecnológicas de defesa. Isso vai desde a adoção de softwares, boas práticas, planos de recuperação de desastres até a total disponibilidade de dados e recuperação de sistemas. Este passou a ser um fator crítico da saúde corporativa.

4. Marco legal

Em 2018, o Brasil modernizou sua legislação para entrar no seleto rol de países que protegem dados de suas empresas e cidadãos. A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) além de assegurar direitos também cria obrigações para a manutenção de um elevado nível de proteção de dados, privacidade digital e transparência.

A conformidade à lei é outro fator decorrente da transformação digital. E esse não é um tema do mundo jurídico, e sim do mundo da TI. Pois é dessa área que são demandados monitoramento, protocolos e boas práticas das corporações para proteger dados de clientes e parceiros.

Estrutura de TI em foco

Como a transformação digital não é apenas um conceito, é demandado das empresas montar sua infraestrutura de TI. Claro que são projetos individualizados, que respondem às necessidades de cada uma. Contudo, a implementação de soluções deve visar um amplo espectro de situações, que englobem inclusive desafios futuros, decorrentes da própria transformação digital.

Daí a importância de contar com parceiros tecnológicos com know-how na identificação de problemas e na proposição de alternativas em TI. O ideal é produzir ganhos de performance com tecnologia agnóstica e estar acompanhado de parceiros de relevância internacional.

Na prática, não há como fugir da necessidade de contratar com inteligência uma estrutura de servidores, serviços gerenciados, soluções avançadas na proteção de dados e, claro, promover uma verdadeira transformação digital no seu negócio.

A Guaíba é especializada em soluções corporativas em TI. Conecte-se ao nosso LinkedIn para acompanhar nossa jornada profissional e aprender junto conosco.

Leave A Reply