Três vantagens da nuvem híbrida

Que a nuvem é considerada um dos futuros da computação no mundo corporativo, isso você já sabe, mas como ela funciona e pode beneficiar os negócios, isso talvez ainda seja um campo pouco conhecido. Embora esteja há algum tempo no mercado, empresas de diversos portes e setores estão gradualmente se ambientando e entendendo os diferenciais para os negócios – e estão sendo bem-sucedidas e alinhadas à transformação digital.

Para começar do início, vamos desvendar primeiro o que é a nuvem híbrida. Trata-se da combinação entre a nuvem privada (modelo sob demanda hospedado na intranet ou data center de uma empresa sem compartilhamento pela organização) e a nuvem pública (na qual é possível armazenar dados em locais que diversos outros usuários compartilhem os mesmos recursos). Em resumo, é possível deixar informações sigilosas em um ambiente privado enquanto outras não tão sensíveis podem estar à disposição.

Mas, afinal, quais são as vantagens da nuvem híbrida para o meu negócio?

A tecnologia híbrida permite às empresas serem mais rápidas e dinâmicas, exatamente por agilizar o acesso aos dados e facilitar a implementação de novos modelos de negócios. Isso quer dizer que é possível embarcar machine learning (aprendizado de máquina), inteligência artificial, analytics, entre outros, para obter a máxima potência no gerenciamento de ativos e ainda ter um suporte extra para a tomada de decisão por conta de uma infraestrutura mais flexível, arrojada.

Para que você conheça melhor, listamos 3 vantagens:

  1. O melhor dos dois mundos – a nuvem híbrida garante mais autonomia à empresa, pois é possível operar os dados no local que desejar, direcionando-os para um modelo ou outro sempre que necessário. Em outras palavras, tanto o uso da cloud privada quanto da pública a favor da empresa para um maior desempenho e armazenamento – quando ocorrer, por exemplo, um pico de processamento – e garantir a melhor infraestrutura de TI.
  2. Segurança em primeiro lugar – com a nuvem híbrida, é possível garantir maior segurança dos dados de sua empresa, pois os ativos sigilosos podem ficar hospedados na cloud privada enquanto as soluções estiverem rodando na pública.
  3. O melhor custo-benefício – a flexibilidade e facilidade para aumento de recursos das aplicações e a melhor disponibilidade de TI na nuvem híbrida são pontos importantes, além do pagamento apenas por aquilo que de fato está sendo utilizado.

Atualmente, existem muitas soluções de nuvem híbrida que dão estabilidade, produtividade e possibilitam uma conversão perfeita, sem prejuízo ao contratante. Vale a pena se aprofundar no assunto e encontrar a melhor solução a cada dilema.

Está na dúvida ainda sobre qual tipo de nuvem deve escolher para melhor atender sua empresa? Fale com um de nossos especialistas e decida pela melhor tecnologia.