Case de Sucesso

Frísia e Guaíba

Frísia aumenta capacidade de armazenamento e diminui tempo de resposta ao usuário

Sobre a Frísia

Para falar sobre a Frísia Cooperativa Agroindustrial, primeiro precisamos contar sobre a história da chegada dos imigrantes holandeses na região dos Campos Gerais, no início do século XX. Havia um plano de colonização nesta época muito atrativo e que tornou-se possível a criação da primeira cooperativa no Brasil, chamada Sociedade Cooperativa Hollandeza de Lacticínios e mais tarde originou-se a marca BATAVO.

Na década de 40 chegam novos imigrantes e a cooperativa se expande aprimorando as atividades de pecuária importando gados puros de raça holandesa. Na década de 50 surge a Cooperativa Central de Lacticínios do Paraná (CCLPL). Neste momento a marca Batavo é incorporada à CCLPL.

Desta época até os dias de hoje aconteceram algumas incorporações das empresas envolvidas, passando pela Batávia S.A. na década de 90 e em 2007 na Perdigão S.A (hoje grupo BRF). Em 2015 a marca Batavo é vendida para o grupo Lactalis e então a cooperativa decide mudar sua denominação social para Frísia Cooperativa Agroindustrial. Porém sua essência, história, estrutura, colaboradores e família de associados permanecem as mesmas.

A Frísia, antiga Cooperativa Batavo, nosso cliente desde a década 1990, alcançou em meados de 2016 a tão almejada alta disponibilidade e resiliência em tecnologia da informação através da implementação de um projeto de disaster recovery.

Ao encontro de um planejamento estratégico da Cooperativa em trabalhar 24×7, contando com a segurança de possuir um site backup, este projeto foi executado quando da construção do novo datacenter na sede nova, dentro das melhores práticas de segurança e gerenciamento, que passou a replicar de forma síncrona, através de lances de fibra ótica escura, com o datacenter da sede antiga.

Os principais desafios neste caso eram:

O desafio

Implementar uma nova tecnologia mantendo a segurança, integridade e escalabilidade de todo o ambiente corporativo e fabril.

Segundo o parecer da equipe TI – Frísia, e tendo como CIO Berenice Los, os ganhos e benefícios com este projeto vieram devida a necessidade crescente de assegurar alta disponibilidade e redução do risco de perda da informação a todo seu público e também com o retorno à industrialização em 2011, exigiu-se a demanda por sistemas informatizados 24×7. Frente a isso, à TI da Frísia encontrava-se diante à um desafio no qual precisava modernizar sua infraestrutura.

Embora sua sede administrativa e a maior parte das atividades fabris estejam sediadas em Mandaguari, no Paraná, a Romagnole possui outras unidades industriais, centro de distribuição, representantes e parceiros em todo Brasil e em países da África, Américas e Oriente Médio. A infraestrutura de TI apoia todos os setores da empresa e demais unidades de negócio ligadas ao Grupo.

Os  principais requisitos exigidos pela diretoria foram alcançados no projeto, tais como: RTO (Recovery Time Objective – tempo necessário para reativação do ambiente) e RPO (Recovery Point Objective – Ponto de restauração dos dados), proporcionando segurança, disponibilidade das aplicações e preservação dos investimentos já realizados.

Com um projeto elaborado entre Frísia, Guaíba e HPE, a aquisição/implementação ocorreu em duas partes, ambas com tranquilidade e agilidade, tendo início em fevereiro de 2015 a março de 2015 (aquisição) e outubro de 2015 a fevereiro de 2016 (implementação).

Em fevereiro de 2015, procurou o parceiro Guaíba Soluções Corporativas para desenhar soluções que atendessem suas demandas. Após cerca de dois meses de reuniões entre Guaíba, Hewlett Packard Enterprise e Frísia, o projeto foi iniciado.

Solução HPE

O fato de o cliente ter quase todo seu parque tecnológico composto por equipamentos da HPE facilitou a adoção das soluções, o que foi um diferencial. O ponto único de contato para suporte do ambiente é outro benefício a ser considerado.

O principal diferencial desse projeto estava na alta disponibilidade e redução do risco da perda de informações em relação à estrutura anterior, pois se algum grave sinistro ocorre-se, como por exemplo: incêndio, vazamento de água, desmoronamento, entre tantos outros possíveis, ficaríamos com nossos sistemas indisponíveis por tempo indeterminado (atualmente, seria no máximo 1 hora parado), e quando os mesmos voltassem a operar normalmente, possivelmente as informações estariam defasadas em relação ao momento que ocorreu o sinistro, sendo que esta perda de informações poderia ser de até 72 horas (atualmente, não ocorreria perda de informação).

Aumentado o tempo de funcionamento dos Sistemas de Informação e reduzindo a possibilidade de perda de informações, diminuímos a chance de ocorrer passiveis tangíveis (multas, etc.) e intangíveis (imagem negativa, processos de clientes, desconfiança dos cooperados, etc.) para a empresa, consequentemente melhorando os resultados como um todo e aumentando o nosso ativo intangível (credibilidade, integridade, fidelização do cooperado, etc.).

Utilizando-se da infraestrutura adaptável e flexível HPE de servidores, storage, conectividade e gerenciamento, ambos os sites que são idênticos, utilizam servidores BLadesystems, storage LINHA 3par, switches core e borda HPE gerenciamento de redes com IMC e software de backup HPE Data Protector. A Replicação física entre os dois Storages HP 3Par 7200 ocorre através do HP 3PAR Replication Suite.

Solução implementada

Infraestrutura

Na camada de virtualização com a plataforma VMware Enterprise, com replicação automatizada através do VMware SRM (Site Recovery Manager) a TI garante total flexibilidade mantendo o uptime das aplicações de até 99,749% ao seu principal público (cooperados, colaboradores, fornecedores e clientes).
Para elucidar a complexidade da arquitetura da informação, segue diagrama lógico e físico da solução:

Diagrama Lógico

Diagrama Físico

Existia um Data Center com predominância de ativos do fornecedor escolhido. Com a oportunidade de construirmos um novo Data Center, que seria o principal, vimos a possibilidade da aquisição de servidores mais atualizados (BL 460c Gen 9) e storage 3Par 7200 com mais discos (SAS e SSD), com isso, aumentamos nossa capacidade de armazenamento e diminuímos nosso tempo de resposta ao usuário, através do aumento de IOPS e redução de latência.

Com as novas aquisições, conseguimos preservar o investimento anterior podendo consolidar o ambiente legado. Ganhamos em integração dos sistemas de armazenamento, processamento, redes e software.

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