HPE Apollo: a caminho da empresa data driven

Os negócios modernos apontam para os dados. Esta é uma verdade e uma história em curso que tem repercutido em todas as indústrias. Não há uma só atividade produtiva que não tenha sido impactada pela ciência de dados nos últimos anos.

A tendência das empresas data driven cria, além de uma nova cultura, a necessidade de agregar cada vez mais tecnologia nas atividades cotidianas. Estamos falando, claro, da criação e expansão de uma infraestrutura de TI capaz de lidar com a imensa quantidade de dados que é gerada o tempo todo e deve servir de base tanto para operações quanto para a criação de estratégias empresariais.

Ser data driven, portanto, é promover a transformação digital do negócio e contar com uma tecnologia capaz de prover o suporte para o desenvolvimento do negócio. E o HPE Apollo pode ser a solução para a utilização intensa de armazenamento de dados.

Data driven e os dados não-estruturados

De acordo com a Gartner, de 80% a 90% dos dados produzidos no mundo são não-estruturados. Não têm um formato que permita uma fácil correlação entre eles para produzir informação de qualidade. Mas eles não são, de forma alguma, descartáveis. Pelo contrário, seu valor deve ser identificado e o desafio que bate à porta das empresas é lidar com a análise deste material. 

Mas antes disso é preciso armazená-los e contar com uma estrutura escalável que permita receber mais e mais dados, sem comprometer o desempenho ou o funcionamento do negócio. É onde entra o sistema Apollo da HPE, que dispõe de diversas versões de servidores para indústrias que necessitam armazenar e processar uma grande quantidade de dados, vindos de todas as suas verticais.

Veja onde o sistema Apollo pode fazer a diferença.

  • Soluções de engenharia, como a fluidodinâmica computacional.
  • Modelos de clima e tempo por meio da simulação climática.
  • Exploração de petróleo e gás.
  • Computação gráfica presente na indústria de produção audiovisual.
  • Agências de marketing e mídia que trabalham com big data.

A aplicação, claro, é bem mais ampla. Onde haja a necessidade de armazenamento de grande volume de dados para dar suporte a cálculos matemáticos avançados, o HPE Apollo pode ser útil.

HPE Apollo e a Computação de Alto Desempenho (HPC)

A Computação de Alto Desempenho é um mercado de US$ 44 bilhões, de acordo com dados da Hyperion Research. Grandes empresas do mundo e outras emergentes já utilizam desse conceito para processar seus dados.

A linha Apollo da HPE foi criada para atender a esta demanda. São servidores de alta densidade de armazenamento que ajudam a proporcionar o alto desempenho computacional. Eles agregam inteligência artificial e machine learning para entregar um resultado realmente significativo para a HPC.

Os servidores HPE Apollo estão aptos a receber dados de múltiplas fontes e permitir que as empresas consigam processá-los com eficiência e desenvolvam soluções e insights a partir dos valores encontrados. Eles são indicados para cargas de trabalho como análise de dados convergentes, infraestrutura hiperconvergente de dados pesados (HCI), análise de vídeo (visão computacional), segurança digital e proteção de dados, análise de lote em tempo real e tantas outras.

Com os servidores da linha Apollo, é possível fazer:

  • Análise de big data para a formulação de soluções e ganho de vantagens competitivas.
  • Desenvolvimento de simulações complexas em projetos de várias indústrias.
  • Teste de produtos em busca de eficiência e inovação.
  • Renderização de arquivos gráficos de grandes proporções.

O sistema HPE Apollo pode dar suporte à aplicação de HPC nas indústrias farmacêutica, médica, de mídia e entretenimento, prospecção de petróleo e gás, mercado financeiro, varejo e muito mais. São múltiplas as possibilidades de cargas de trabalho para um mundo direcionado para as empresas data driven.

A Guaíba Soluções trabalha para levar a HPC para o mercado através dos servidores Apollo da HPE. Consulte nossos especialistas para ter essa solução no seu negócio, liberar todo o poder dos seus dados e aprofundar a transformação digital da sua empresa.